Temporada do Teatro do Estação Caneca Espaço Cultural

Em cartaz no teatro do Estação Caneca Espaço Cultural Trilhas da Arte


“E Agora José?” com Grupo Grito de Teatro, “Armadilha para um Homem Só”, com Grupo de Teatro Compacto, Borboletas de Sol e Asas Magoadas, com Evelyn Ligocki e a volta de Senhorita Júlia com Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas

O Estação Caneca - Espaço Cultural Trilhas da Arte, sob curadoria do diretor, ator e autor Antonio Ginco e da diretora, atriz, bacharel em filosofia Juliana Calligaris apresenta a programação do teatro até abril de 2011, e inclui o espetáculo Senhorita Júlia que retorna à cena as quintas-feiras, 21horas (de 4/03 a 29/04).



(Foto: Lenise Pinheiro)


1- “Senhorita Julia” – Grupo Trilhas da Arte



Quintas – feiras, 21horas


De 4/03 a 29/04/2011

Texto: tradução e adaptação da obra August Strindberg

Direção: Antonio Ginco

Elenco: Marcelo Bosso, Juliana Calligaris, Liz Nunes.

Fotos: Lenise Pinheiro

Sobre a peça: Era noite de São João, a noite dos sonhos, as camponesas da fazenda da família organizam festejos, com música, comidas e danças. Enquanto a criada Cristina termina seus afazeres domésticos, seu noivo João, empregado das terras, vai buscá-la para a festa. Chega inesperadamente Senhorita Júlia, a noite avança e, de súbito, como um fogo ardente, acende-se uma paixão entre Júlia e João. Animada pelo vinho e pela cerveja, Júlia dança com João, relembram suas infâncias tão diversas socialmente e falam de seus sonhos íntimos. A partir de então, assuntos como a relação entre as classes sociais e a valorização da mulher na sociedade entre religiosidade, fé, leis universais e destino vem à tona nesta trama.




2. Sábados, 21horas e domingos, 20horas (de 5/02 a 27/03/2011)



ARMADILHA PARA UM HOMEM SÓ


Cia de Teatro Compacto




(foto: Paulo Arias)


Sinopse do Espetáculo: Depois de reportar à polícia o desaparecimento de sua esposa com quem se casou há três meses, Daniel Corban recebe uma visita que o informa ter encontrado a mulher, arrependida de ter deixado o marido. Quando a Sra. Corban entra no chalé, Daniel se surpreende ao ver que ela não é sua esposa, embora ela insista que sim. O marido assegura à polícia que ela é uma impostora e que ele está sendo alvo de uma quadrilha que pretende enlouquecê-lo ou matá-lo para conseguir o dinheiro de uma herança. A policia, no entanto, começa a colocar em dúvida sua sanidade.

Texto: Robert Thomas

Tradução: Luis de Lima

Adaptação: Miguel Langone Jr. e Antonio Natal

Direção: Miguel Langone Jr

Elenco: Antonio Natal, Almara Mendes, Emilio Bozzo, Miguel Langone Jr, Rodrigo Fabbro, Teca Pinkovai.

Gênero: Comédia Policial

Faixa Etária: 12 anos



4. Domingos, 18horas (de 6/02 a 27/03/2011)


BORBOLETAS DE SOL DE ASAS MAGOADAS


Evelyn Ligocki






Sinopse do espetáculo: O travesti Beth recebe em sua casa seus visitantes-espectadores. Através de uma conversa informal, expondo particularidades de seu cotidiano, Beth pretende humanizar sua figura, desmistificar os travestis, romper clichês e preconceitos e , sempre que possível, com muito humor. A atriz recebeu pelo espetáculo o Prêmio Açorianos "Atriz Revelação" e foi indicada ao Prêmio Qualidade Brasil- Melhor atriz de Comédia em São Paulo, com sucesso nos palcos brasileiros desde 2002 devido ao ótimo retorno de público e crítica (http:\\borboletasdesol.blogsopot.com\ ).


Concepção, Interpretação e Direção: Evelyn Ligocki

Co-Direção: Celina Alcântara

Gênero: Drama

Faixa Etária: 14 anos


GRUPO DE TEATRO EM FORMAÇÃO

Sextas-feiras, 21horas (de 4/02 a 25/03/2011) Serviço:


E AGORA JOSÉ?

Grupo Grito de Teatro

Sinopse do Espetáculo: José decide fazer uma releitura da história da humanidade a fim de identificar o 'erro' e corrigí-lo, passando por diversos momentos marcantes como eleições, guerras, lutas por libertações, revoluções, escravidão, inquisição, a vida de Jesus e Sócrates.

Texto e direção: Gabriel Greghi

Elenco: Alex Sandro Duarte, Alyne Hadassa, Cristina Araújo, Jayne Fortunato, Karina Moraes, Kelton Alencar, Leonardo Vila Velha, Patricia Hakkak, Raiony Porto, Renata Graça, Rhobson Oliveira, Vanessa Alves e Wagner Nunes.

Gênero: Comédia crítico-social.

Faixa Etária: 14 anos

Especial  de Carnaval




Celelê e Talili no Carnaval das Crianças, domingo 6 de março no Estação Caneca

Show Infantil Educativo - " 18 ANOS : NOVA VERSÃO "
CANTANDO HiSTÓRIAS COM CELELÊ E AMIGOS
Show Especial - "Celelê e Talili no Carnaval das Crianças" no sábado, 6 às 16horas no Estação Caneca
     
 A cantora, atriz e compositora Celise Melo (Celelê), criadora e diretora do show infantil "Cantando Histórias com Celelê e Amigos", lança o seu novo Cd - "Cante o Ano todo", e estará apresentando, com a atriz e cantora Thais Conti (Talili), uma nova versão do espetáculo que existe desde Abril de 1993, divertindo as crianças e resgatando a pureza da infância.







Programação de quinta-feira a domingo (até 29/04/ 2011)


Lotação: 60 lugares.


Ingressos: R$30 (meia entrada R$15)


Informações: 11-2371-5744 contato@trilhasdaarte.com.br


Acesso a deficientes físicos e Estacionamento no local.






Estação Caneca Espaço Cultural Trilhas da Arte: Rua Frei Caneca, 384 – Bela Vista


www.trilhasdaarte.com.br/


www.estacaocaneca.com.br/ http://trilhasdaarte.blogspot.com


Facebook: Trilhas da Arte Pesquisas Cênica.











Cursos de Teatro e Dança no Estação Caneca 2011

TEATRO PARA CRIANÇAS


Período: 12/03 a 10/12, com recesso no mês de julho e um exercício cênico ao final do curso


Ministrantes: Clayton Sangregorio e Ligia Malandri


Público Alvo: Crianças de 7 a 12 anos. Não é preciso experiência.


Dias: Sábados


Horário: 10h às 12horas


Vagas: 15


Descrição


O teatro é uma ferramenta excelente na educação infantil, tendo como principais funções estimular a criatividade, a concentração e a vivência em grupo.
O Curso de Teatro para Crianças pode contribuir para a compreensão dos "papéis" na sociedade, estimula a confiança em si mesmo e no próximo, estimula a sensibilidade para observação da arte e do mundo, exercita várias formas de expressões e também a discussão e decisão em grupo. Tudo isso através de exercícios lúdicos: coordenação motora, fala, vocabulário, jogos teatrais e montagem de uma peça na conclusão do curso.




Objetivos


Estimular a criatividade e a espontaneidade para a vivência social e artística, aguçando seu senso crítico, sempre mostrando a necessidade do trabalho em grupo e o respeito pelo outro e seu espaço.



 INTEPRETAÇÃO E PROCESSO DE TRABALHO TEATRAL

Período: 14/03 a 12/12, com férias no mês de julho, e um exercício cênico ao final do



Ministrantes: Antonio Ginco e Juliana Calligaris
Público Alvo: Pessoas interessadas em fazer o curso de iniciação teatral
Dias: Segundas - feiras
Horário: 19h às 22h30
Vagas: 15

Descrição:
Os cursos de iniciação teatral são preparatórios para as artes cênicas, atendendo, ao mesmo tempo, à demanda pela aplicação de recursos técnicos teatrais no desenvolvimento pessoal e nos processos de comunicação dos grupos.
O Teatro é uma forma de expressão artística reconhecida como capaz de promover o desenvolvimento pessoal e social, estabelecendo relações que integram o autoconhecimento, incentivando a autonomia e a liberdade de expressão. O teatro coloca os alunos em contato mais direto com a arte, permitindo maior integração no processo de formação e de comunicação entre as diversas áreas de conhecimento.

Objetivos:
Desenvolvimento da capacidade de expressão do aluno por meio de exercícios lúdicos envolvendo corpo, voz e imaginação criativa. Permitem a realização de exercícios lúdicos que revelem e ampliem nossa capacidade de comunicação, rompendo as barreiras da inibição, olhando e ouvindo a si próprio e ao outro.

Dirigido a:
Pessoas que buscam desenvolver sua capacidade de expressão por meio de recursos teatrais. Pessoas cujas profissões exijam desinibição para a exposição de idéias, criatividade na realização de projetos pessoais; aliam-se a pessoas que procuram desenvolver a capacidade de atuação artística nas diversas áreas do trabalho teatral.



ALONGAMENTO E DANÇA EXPRESSIVA 



Público Alvo: pessoas interessadas em autoconhecimento através do movimento


Dias: terças-feiras

Horário: 20 às 22h

Vagas: 15

Duração: 15/03 a 28/06

As aulas são voltadas para a melhoria do alongamento e para a premissa de que todos podem dançar. A dança expressiva aplicada utiliza princípios de Laban bem como da dançaterapia para proporcionar maior harmonia consigo e com os outros, resultando em maior percepção de si, confiança e desenvoltura. Qualificar sua comunicação e aprimorar sua expressividade, além de aliviar o stress, são possibilidades que este curso oferece.

Programa:

Técnicas de alongamento e relaxamento; equilíbrio e integração corporal; criatividade; movimento intuitivo; vivências sinestésicas.

Entrevista com Ju Calligaris para Aplauso Brasil



A 8ª edição do “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99″, realizado de 8 a 18 de janeiro, foi uma das opções de lazer para as crianças neste mês de férias. A programação contou com 12 espetáculos, entre eles, dois de rua, totalizando 22 apresentações teatrais. Também foram realizadas quatro atividades formativas, destinadas à classe teatral e pessoas com interesse na área cênica.


Esta edição atingiu um público de 12 mil pessoas, entre espectadores e participantes dos workshops.

“Esse acontecimento contempla o que nós imaginamos para o evento. A quantidade de público é resultado positivo de um festival que visa o interesse popular, possibilitando o acesso democrático à cultura, além de fomentar a produção teatral local”, comenta Drica Sanches, produtora da Cia. Fábrica de Sonhos.

Além disso, toda apresentação tinha um debate entre os atores, plateia e os debatedores, atriz Juliana Calligaris e o ator Fabiano Amigucci.

Venho acompanhando este festival há 3 anos e sempre me surpreendo com as novidades e os espetáculos apresentados. Todos são de altíssima qualidade.



Após o debate Juliana Calligaris falou comigo e respondeu algumas perguntas, veja:


Franklin: Como anda o Teatro Infantil no Brasil?
Juliana: Atualmente os grupos teatrais do eixo sul-sudeste, com tenho contato nos últimos dois anos, tem a preocupação em fazer um teatro para crianças com pesquisa e estudo sérios, como fazem com as demais produções. Uma vez perguntaram a Stanislavski como se deve fazer teatro infantil, ao que ele respondeu: “igual ao teatro para adultos, só que melhor”. É exatamente isso que os grupos descobre. É claro que sempre existem as produções mais comerciais e imediatistas, que se preocupam mais em vender o espetáculo do que com as crianças. Mas de um modo geral o teatro infantil está voltando a sua boa forma, inclusive graças a mostras como esta que a Cia.Fábrica de Sonhos propõe, como o que os vários festivais de teatro fazem, ao valorizar a premiação de peças para crianças, e até mesmo editais públicos como os do SESI, que premiam montagem e circulação de espetáculos para crianças.

Franklin: Quais rumos deve tomar?

Juliana: Ser uma via de trabalho legítimo do ator e dos grupos teatrais. Assim, com mais e mais trabalhos sérios, mais editais públicos, por exemplo, poderão valorizar a produção teatral para crianças, já que falta incentivo financeiro que possam estimular boas montagens.

F: Qual foi o teor dos debates que aconteceram em Rio Preto e o o que você achou?

J: Exatamente sobre os espetáculos apresentados, a estética, a busca de linguagem, a investigação acerca do universo das crianças, a formação da moralidade, sobre a dificuldade de se pensar concepção cênica para teatro infantil e, no caso desta mostra em particular, temos debatido com os grupos a questão da adaptação de obras literárias para teatro infantil.

F: Qual a importância deste tipo de festival?
J: Sem dúvida nenhuma, a formação de público e a possibilidade dos grupos teatrais da região trabalharem, apresentando suas produções num mês de férias escolares como janeiro. Isso é bom tanto para os artistas quanto para os expectadores.

F: Como se deu o desempenho das companhias e dos atores de Rio Preto e região?

J: Bastante engajados na causa do teatro infantil e, portanto, do teatro em geral, na busca de linguagem, de estudos e perspectivas reais de trabalho, criando para si e para o público um movimento teatral legítimo e de grande qualidade.

Video Institucional Estação Caneca

Captado por Clayton Sngregório


Palestra com Leticia Olivares

Cenas de Senhorita Júlia