Currículo dos Trilheiros

 
foto: Lenise Pinheiro


Antonio Ginco (autor, ator e diretor) graduado em Pedagogia pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Farias de Brito, com pós-graduação em Arte-educação na ECA-USP. Ministrou cursos de dança, interpretação e direção na Faculdade Marcelo Tupinambá, SENAC (Santana) e contratados pelas Secretarias de Cultura do Estado e do Municipio da Cidade de São Paulo. Autor da música Porto Solidão, interpretada por Jessé, premiado no Primeiro MPB Shell como melhor interprete. Dirigiu a Cia “Se Liga”de Teatro em Americana por 10 anos, transferindo-se para São Paulo com o nome de Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas. Participou do Grupo dos Sete durante quatro anos. Entre os trabalhos de direção, destacam-se “Passagem das Horas” (Fernando Pessoa), em parceria com a Cia. Corpocena (2005/2010), “Senhorita Júlia” (August Strindberg ), “Réquiem para os Vivos” e “Vice-Versa: Como Brincamos Quando Ser” (ambos de autoria própria). Atuou em vários comerciais para a TV, filmes em cinema e participa como Jurado/Debatedor em vários festivais de teatro realizados em São Paulo e outros Estados.

 foto: Lenise Pinheiro


Juliana Calligaris, 38 anos, formada em Artes Cênicas e Filosofia pela Unicamp, fez pós graduação em Simbologia Teatral pela ECA - USP.
Atriz, professora e pesquisadora teatral desde 1991, quando fundou o Grupo Trilhas da Arte - Pesquisas Cênicas. Ministra oficinas teatrais desde 2005 pelo Sesc, Secretaria de Estado da Cultura e Secretarias Municipais de Cultura. Atua como curadora, jurada e debatedora em vários festivais teatrais nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Atualmente é Orientadora Teatral do Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Atualmente também é coordenadora artística do Estação Caneca - Espaço Cultural Trilhas da Arte, sede atual do grupo em São Paulo. Atua no espetáculo “Senhorita Júlia” de August Strindberg,  sob direção de Antonio Ginco, dirige o espetáculo infanto-juvenil indígena “O Pequeno Senhor do Tempo” e atua no espetáculo de Teatro Físico “Catadióptrico” de criação coletiva, sob direção de Letícia Olivares.




Tiago Nastre

 Ator participou de diversos espetáculos em seus 12 anos de carreira, entre eles Relatos: Elis Regina, juntamente com a Cia Experimental tupinambá a partir de 2011. O espetáculo com direção de Vinicius Cassiolato angariou Moção de Aplausos da Câmara Municipal da cidade de Americana-SP, além de diversas participações em eventos pelo país como o 2º Encontro de poetas de Londrina-PR e a Mostra de Teatro de Tiete-SP.
     Atuou na Cia Atlanta - Campinas-SP, em turnê pelo país com os espetáculos Se liga e Em busca do sonho no ano de 2009 com direção de Maristela Motta.
     Sob a direção de Juliana Calligaris esteve nos espetáculos Senhora dos afogados e As noivas de Brecht, Pindorama, Circus mundanis e O império da paz. No período de 2002 á 2006 nas Cias Farrapos delirantes – Americana -SP e SHD (sociedade humana despertar) - Sumaré-SP.
Iniciou sua carreira teatral com a peça Luar em qualquer cidade, tendo como direção Moises Allon no ano de 2000 na Cia Maktub – Sumaré/SP.
     Através dos anos participou de cursos de formação de atores no SESI-campinas com direção de Daniel Plá, no LAB com Direção de Juliana Calligaris e de técnica circenses com Gui Martelli entre outros.



Vinicius Cassiolato



Ator, Diretor e Professor, estudante do 4º semestre de Ed Artística do CEUNSP, cursou 2 anos de Teatro na Faculdade de Comunicação e Artes da mesma instituição. Coordenador e integrante do Grupo de pesquisa Dionísio da Faculdade de Artes desde 2010. Com o grupo realizou os seguintes trabalhos como dramaturgo, diretor e ator: Portinari por Portinari, Expressando o expressionismo, Muito prazer eu existo, Focus, Baco, Bicarbonato de Sódio, Bullyng – autodegradação, Criando Dali, entre outros.
Idealizador e integrante da Cia Experimental Tupinambá sediada na cidade de Salto, atuou e dirigiu trabalhos como O Menino e a Estrela, Miscelânea Poética, Vinicius por Vinicius e Relatos: Elis Regina, com o qual angariou a Moção de Aplausos da Câmara dos Vereadores de Americana e os Votos de Congratulações e Louvor da Câmara dos Vereadores de Salto pela excelência.
Tem como trabalhos paralelos: Nostalgia (Texto e dir. Vinicius Cassiolato) Aqui nasce uma esperança(Texto e dir. Vinicius Cassiolato), Linha do Tempo: Um breve ensaio sobre a história da arte (MELHOR ESPETACULO, MELHOR ATRIZ e MELHOR ATOR – 6º MOSTRA URBANA DE TEATRO - BALAIO ESTUDANTIL 2012. Txt e Dir. Vinicius Cassiolato) Sombras de Virginia Woolf (Txt e Dir. Priscila Modanesi) Desejo (Texto e dir. Vinicius Cassiolato) Vinicius por Vinicius (Texto e dir. Vinicius Cassiolato) Vestido de Noiva (txt adaptado Vinicius Cassiolato; Dir Tiago Nastre) e O Pequeno Senhor do Tempo (txt Rafael Judice, Dir Juliana Calligaris).
      Como professor desenvolveu e dirigiu os seguintes trabalhos: A estrela verde, A formiguinha e Margem – vez e voz aos esquecidos (Associação Casa da Criança de Salto. Criação coletiva, 2008/2009/2010/2011. Prêmio Grupo Revelação Infantil no Festival de Sumaré 2010), Os brinquedos mágicos, O Coelho Fujão, Solidão, Poesia Viva e vivida (Caps II – Centro de Atenção Psicossocial de Salto. Txt: Vinicius Cassiolato 2010/2011/2012) Lendas brasileiras (Oficinas nos Bairros – Secretaria de Cultura de Salto. Txt Vinicius Cassiolato 2010) Todos Abraçam o meio ambiente (Fasam – Familiares e Amigos da Saúde Mental. ProAc. Txt Vinicius Cassiolato 2011/2012). Na area pedagógica desenvolve junto aos alunos-atores técnicas de interpretação e improvisação, tendo por base os Valores Humanos (Cidadania e Virtudes) de modo a possibilitar uma visão crítica do meio assim como a compreensão de sua realidade. 





Monalisa Vasconcelos, 27 anos, é atriz (DRT 8718/MG), jornalista e apresentadora. Seus últimos trabalhos foram os espetáculos "Trilogia do Fim" (direção de Hudson Senna), "Armadilha para um Homem Só" (direção de Miguel Langone Jr.) e "Catadióptrico" (direção de Leticia Olivares), sendo este último baseado em roteiro original da atriz. Participação na série "Portas para o Além"da Discovery Channel (Direção de Danny Galvidia) e no longa-metragem "Cinemático" (de Claudio Gonçalves), além de diversos filmes publicitários e institucionais.


Lucas Barbosa. Ator profissional desde 2009 (0031792/SP) formado pelo teatro escola Macunaima, atuou  nas peças "A casa de Bernarda Alba", "Concilio do Amor", "A noite dos Assassinos" , "Cem anos de Solidão", "Apocalipse 1,11", "A Gata Borralheira", dentre outras. Participou de diferentes cursos de teatro em diferentes áreas com direfentes mestres como Beth Dorgam (clown) , Joca Andreazza e Ricardo Pucceti (teatro de rua), Fernando Vieira (clown e comedia dell ´arte), Roberto Audio (a palavra em cena), Eduardo de Paula (máscara neutra e mascara expressiva), Sonja Heller e João Butoh (butoh). Desde 2011 integra o grupo de teatro escola "Letra jovem" atuando em "Dom Casmurro" , "Capitaes da Areia" e "O auto da barca do inferno". Desde 2011 integra a Cia Trilhas da Arte-Pesquisa Cênicas, atuando em "O Pequeno Senhor do Tempo" e "Catadióptrico" 


Leticia Olivares, Atriz profissional desde 1996 (DRT 13018), Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal (FMUSP), com Graduação em Letras (Universidade Mackenzie). Atualmente, é mestranda na Escola de Artes Cênicas da USP, na linha de Teoria e Prática Teatral. Pesquisadora das Artes Cênicas, com publicações de artigos sobre Dança-teatro. Participou de três edições do workshop COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, ministrado por Julia Varley e Eugenio Barba em Brasília. (2009, 2010, 2011). Professora de teatro e expressão corporal na ONG ECOS (mulheres soropositivas) e CEFID (formação para dançaterapeutas). Integrou empresa de teatro Hilária Troupe por 14 anos, como atriz, diretora, dramaturga e coordenadora de equipe. Atriz-criadora e colaboradora da Cia Cênica Magna Mater desde agosto de 2010. Preparadora corporal e diretora convidada do grupo Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas desde julho de 2011.



Cenas de Senhorita Júlia